A logística 4.0 se baseia na ideia da aplicação dos novos recursos tecnológicos para otimizar todos os processos logísticos. Com isso, a expressão “logística 4.0” vem ganhando bastante destaque.
Essa nova etapa do setor logístico traz mais velocidade, eficiência e redução de custos. Para você entender mais sobre o assunto, preparamos este artigo explicando o conceito de logística 4.0 e suas características. Acompanhe!
Conceito da Logística 4.0
Com os avanços das tecnologias na indústria 4.0, houve a necessidade dos processos logísticos se atualizarem. Com isso, surgiu a necessidade de uma cadeia de suprimentos eficiente, que fosse capaz de cumprir com as necessidades de entrega.
O objetivo principal é utilizar os processos inovadores como aliados do crescimento organizacional. A logística 4.0 tem como meta cumprir com as necessidades básicas, investindo em tecnologia para ampliar o seu market share.
A tendência é que todos os processos operacionais se tornem automatizados, auxiliando no aumento de produtividade e a eficácia de toda a operação. Para isso podem ser utilizados recursos como Computação em Nuvem, sistemas de gestão, Big Data e BI.
Principais tecnologias da logística 4.0
Com a implantação desse novo conceito, torna-se possível aplicar processos inovadores para interagir e otimizar toda a cadeia de produção. Agora que você entende melhor o que é logística 4.0, veja a seguir as soluções que podem ser utilizadas no setor:
Big Data
Um tecnologia que pode ser implementada na logística 4.0 é o Big Data. Isso porque o setor trabalha com uma grande quantidade de informações e diversos dados importantes que não podem passar despercebidos.
Desse modo, o Big Data é um complemento muito importante para o setor logístico, a fim de que a empresa consiga ter uma visão mais estratégica de toda a cadeia produtiva.
Inteligência Artificial
Com a Inteligência Artificial é possível que uma máquina tome decisões automáticas durante os processos. Também é possível prever comportamentos e antecipar possíveis problemas do setor.
Essa tecnologia também pode garantir mais eficiência e rapidez nas atividades, diminuindo a chance de erros. Outra facilidade é que a IA dá a possibilidade de atender o cliente de forma personalizada, através da análise inteligente de dados.
Computação em Nuvem
Os serviços de computação em nuvem estão se tornando cada vez mais comuns nas empresas. A tendência é a virtualização dos serviços e, por conta disso, a computação em nuvem se tornou uma solução essencial, tanto para a logística como para a indústria 4.0.
Essa tecnologia 4.0 facilita o gerenciamento de informações, que permite coletar, armazenar e disponibilizar dados muito mais rápidos e seguros de qualquer lugar. Isso ajuda bastante as empresas do ramo logístico, por permitir que elas prestem serviços em diferentes localidades.
Internet das Coisas
Com a modernização da logística, a Internet das coisas (também chamada de IoT) apresenta grande relevância nos diversos trabalhos realizados no setor. Ela tem como função conectar equipamentos utilizados no dia a dia à internet.
Com a Internet das Coisas, alguns equipamentos já são capazes de funcionar de forma automatizada, seguindo apenas as orientações estipuladas pelos sistemas. Isso aumenta a produtividade e reduz custos operacionais, além de riscos com profissionais.
Gostou desse artigo? Confira o nosso blog e não perca as novidades!